domingo, 22 de maio de 2011

Primeiro malware para roubar dados bancários de sistema em 64 bits é brasileiro


                     
Pesquisador de segurança da Kaspersky descobre um rootkit criado por brasileiros que engana usuário de internet bankings.

Fabio Assolini, pesquisador de segurança da Kaspersky Lab, publicou no blog da empresa que foi detectado o primeiro rootkit para roubar dados bancários especificamente em sistemas operacionais de 64 bits. A nova ameaça foi desenvolvida por brasileiros.
De acordo com o informe, foi encontrado um arquivo malicioso inserido em um site popular brasileiro, o qual não teve seu nome divulgado. O malware é baseado na plataforma Java e rouba informações de acesso a internet bankings após infectar a máquina.
Segundo Assolini, os ataques acontecem no estilo drive-by. Isso significa que o rootkit baixa e instala diversos malwares no momento em que um endereço infectado é acessado. Esse tipo de conteúdo malicioso é capaz de modificar configurações de inicialização do PC, bem como redirecionar o internauta para sites que utilizam o phishing como mecanismo de fraude.
O malware brasileiro pode desativar o User Account Control (UAC) do Windows, o que abre enormes brechas para que outros vírus invadam o computador. Apesar do perigo, Assolini diz que o sistema utilizado pelos cibercriminosos é interessante e explica como ele funciona:
“Todo o esquema malicioso é simples, mas interessante. O arquivo ‘add.reg’ irá desativar o UAC (User Access Control) e modificar o Registro do Windows, adicionando CAs (Autoridades Certificadoras) falsas na máquina infectada”, comentou o pesquisado da Kaspersky.
“O arquivo ‘cert_override.txt’ é um certificado digital falso assinado pela AC [Autoridade Certificadora] fraudulenta registrada no sistema. O objetivo principal desse ataque é redirecionar o usuário para um domínio de phishing. O site malicioso, então, mostra um ícone de conexão segura (https), simulando a página verdadeira do banco”, completou Assolini.

Nenhum comentário:

Postar um comentário