sexta-feira, 20 de maio de 2011

Saiba como ter uma postura correta

AQUI VOCÊ VAI APRENDER COMO TER UMA POSTURA CERTA





As pessoas não dão muita importância para a postura da coluna ao realizarem as tarefas cotidianas como passar roupa, usar o computador ou carregar algum peso. Contudo, esses são cuidados essenciais que nos permitem evitar futuras lesões na coluna e até cirurgias. 
Segundo o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) problemas relacionados à coluna ficam em terceiro lugar em relação a afastamento e queixas, perdendo apenas para doenças psiquiátricas, doenças ocupacionais e LER (lesões por esforço repetitivo). Além disso, as pesquisas mundiais apontam que 85% da população mundial tem, teve ou terá algum problema relacionado à coluna, ou seja, em um grupo de 1000 pessoas, apenas 150 não sofrerão com dores na coluna.

No entanto, apenas manter a coluna certa não garante a prevenção total de futuras lesões no decorrer da vida, e sim, uma conjunção de fatores como: hábitos alimentares saudáveis, uma boa noite de sono e exercícios físicos regulares. Tais atitudes são indispensáveis para garantir uma coluna vertebral sem danos.

A escolha de bons colchões, travesseiros e cadeiras são importantes, pois muita das lesões de coluna estão relacionadas a esses objetos. Quando optar por um colchão, você deve perceber se a dureza dele é suficiente para suportar o peso do corpo e sem comprimir as saliências ósseas; já o travesseiro deve ser de uma altura suficiente que deixe a coluna cervical alinhada com a dorsal. A cadeira, por sua vez, requer dimensões adequadas ao corpo, com assento profundo e firme. 

Para muitas tarefas cotidianas temos posições adequadas para não prejudicar a nossa coluna. O número de pessoas com problemas na coluna vertebral cresce a cada dia no mundo inteiro, afirma Luiz Pimenta, presidente da Sociedade Mundial da Coluna. A maioria das pessoas se curva para abaixar, mas esse movimento tão normal pode fazer as costas sofrerem com lesões. Para abaixar sem correr risco e com mais conforto, a pessoa deve apoiar ou flexionar os joelhos no chão. 




Ao mesmo tempo em que o colchão e o travesseiro são importantes na hora de dormir, a posição que deitamos também é fundamental para prevenir a coluna. Não é recomendável dormir de bruços e nem com o corpo totalmente esticado, pois o pescoço fica torcido e aumenta a curva lombar. Então ao deitar de barriga para cima opte em colocar uma almofada na parte de trás dos joelhos, mas se a posição for de lado tenha um travesseiro entre os joelhos.



Confira as nossas dicas para você dormir melhor utilizando o seu travesseiro ou acessório de conforto Fom.
DE BARRIGA PARA CIMA:
PREFIRA
Travesseiro FOM molda-se a sua cabeça na altura correta**
barrigaparacima-prefira
EVITE
Travesseiro alto ou baixo demais
barrigaparacima-prefira
DE LADO:
PREFIRA
Travesseiro FOM molda-se a sua cabeça na altura correta**
barrigaparacima-prefira
EVITE
Travesseiro alto ou baixo demais
barrigaparacima-prefira
DE BRUÇOS:
PREFIRA
Travesseiro Gomos P*
barrigaparacima-prefira
EVITE
Travesseiro alto ou baixo demais
barrigaparacima-prefira


Quando carregamos peso nunca devemos curvar as costas, pois o risco de haver alguma lesão na coluna é maior. Por isso, a melhor maneira de não sobrecarregar as costas, é flexionando os joelhos para dividir entre as pernas o peso do corpo e da carga.

Mudar alguns hábitos não custa nada, além disso, você garante uma coluna sem dores no futuro.


                             Maneira certa de pegar peso do chão. Foto:Divulgação


Há muitas pessoas que passam boa parte do tempo usando computadores. Mas para minimizar os riscos de lesões nesse período, você deve manter a cadeira próxima à mesa para que as costas fiquem apoiadas e retas no encosto, prestando atenção na altura dele em relação à mesa em que os cotovelos possam formar um ângulo de 90 graus. Nesta posição os pés devem estar apoiados no chão, para que as pernas formem também um ângulo de 90º.


Dicas importantes para sentar corretamente em frente do Computador



Postura CorretaCorrija sua postura em frente do computador, e evite complicações futuras em sua coluna.
Nos enganamos em achar que estamos nos posicionando corretamente em frente ao computador, na maioria das vezes, sem perceber estamos fazendo coisas totalmente prejudiciais a sáude do próprio corpo. Iremos dar algumas dicas super importantes, de como se posicionar corretamente em frente do computador, de um modo simples e prático, assim evitando posteriores lesões.

Principais problemas

Você sabia que a coluna vertebral e o coração são as partes do corpo que mais exercem esforço quando você fica sentado muito tempo em frente ao computador?  Seja trabalhando ou se divertindo?
Ficar sentado é bastante confortável, mas essa posição faz com que os discos intervertebrais se desgatem por causa do peso de seu corpo e a má postura. Esse desgaste, em um curto prazo de tempo ocorre um processo degenerativo silencioso e irrervesível, simplificando se você já sente dores na coluna, sua situação já não está boa, sendo assim você deve procurar um médico para fazer um tratamento adequado.
Ficar muito tempo jogando, conversando ou trabalhando em frente do computador, sobrecarrega o coração os batimentos do coração ficam mais fortes para manter a irrigação da região inferior do corpo. Isso acontece devido ao posicionamento incorreto das pernas,  sendo assim dificulta a circulação sanguínea da região, e para amenizar isso o coração bate mais forte para contornar essa dificuldade devido a posição errada.

Posicionamento Ideal para o seu Corpo

Cabeça, pescoço e ombros

Seu pescoço e cabeça devem estar sempre eretos, seus ombros relaxados e sua linha de visão deve estar alinhada com topo/centro da tela do monitor a uma distância de 45 cm a 65 cm (mais ou menos um braço).
Caso precise ler um texto fora do computador (em uma folha de papel, etc.), procure deixá-lo em uma posição na qual sua cabeça seja inclinada (ou movida para os lados) o mínimo possível. De preferência arranje um suporte para folhas que se fixa ao lado do monitor.

Costas

Mantenha a região lombar (entre a metade das costas e a cintura) sempre apoiada no encosto da cadeira ou em um suporte para as costas.


Braços

Os cotovelos devem ser mantidos sempre junto ao corpo, ou seja, nem projetados para frente (braços esticados) e nem em posição de vôo (cotovelos erguidos). Alinhe seus antebraços (as partes entre os cotovelos e os pulsos) em um ângulo entre 100 e 110 graus com o teclado. Pense assim: se o seu cotovelo fosse o centro de um relógio esses graus equivaleriam com o horário 12h20. Já os pulsos devem permanecer sempre retos (relaxados) e alinhados com o resto do braço

Pernas

Evite deixá-las rentes à cadeira, pois isso dificulta a circulação sanguínea (fazendo com que o coração seja forçado a bater mais rapidamente), logo, prefira mantê-las um pouco esticadas. Se possível utilize um apoio móvel para os pés (ele é parecido com um pedal de máquina de costura), pois além de auxiliar a circulação do sangue através dos movimentos feitos, ele ajuda a diminuir a distância das coxas em relação ao acento da cadeira.


  Objetos que pode ser utilizados enquanto se usa o computador
Basicamente todos os objetos utilizados com freqüência devem ser mantidos ao alcance das mãos (sem esticar os braços) e no mesmo plano, ou seja, na mesma altura. Se você costuma escrever enquanto na frente do computador, garanta que haja espaço o suficiente para afastar o teclado (para evitar assim o posicionamento errado dos pulsos, etc.).
Se possível trabalhe em mesas com bordas arredondadas, caso contrário, providencie um suporto almofadado para evitar que a quina da mesa interrompa a circulação sanguínea dos braços.
Caso você precise se virar com frequência (para atender ao telefone, etc.) não gire o tronco de forma brusca, pois assim você evita de uma torção. Já no caso de você usar uma mesa que tenha gavetas, evite colocar quaisquer objetos, principalmente os pesados, nas gavetas muito próximas ao chão.

Dicas para quem trabalha usando computador

Há certas atitudes que podem lhe ajudar a evitar lesões, cansaço e mesmo doenças ósseo-musculares.
Evite ficar muito tempo na mesma atividade, a cada duas ou três horas dê uma volta ou mude de atividade. Procure também fazer pausas de 1 ou 2 minutos a cada 15 ou 20 minutos (ao menos 5 minutos por hora), pois isso pode fazer com que alguns músculos relaxem enquanto outros continuam a se mexer, evitando assim desgaste excessivo.
Substitua, na medida do possível, a quantidade de movimentos repetitivos, como cliques, por atalhos no teclado. Já enquanto você digita, mantenha os dedos relaxados e não bata com força nas teclas. Por fim, não segure canetas e afins enquanto usa o mouse e descanse os olhos de vez em quando (olhando para direções diferentes daquela onde está o monito

2 comentários: